sábado, 12 de março de 2011

"Falta pão na casa do pão"



Falar sobre apostasia ou esfriamento da fé hoje, é como digamos: Chover no molhado, jogar gasolina em fogueira, ou qualquer outro adágio popular xucro que podemos usar; seria meramente redundância com a situação atual da igreja do Senhor Jesus. Xucro ou nulo talvez sejam termos apropriados  para tal situação. Podemos aqui citar muitos exemplos de como tem sido tratados os “oráculos” de Deus.
    Certo irmão em Cristo uma vez me indicou um site intitulado de Teófilo Noturno (diga-se de passagem, um espaço maravilhoso para se aprender e crescer em Deus) e nesse espaço a mensagem que me chamou a atenção foi a que tinha o seguinte tema: A apostasia não é igreja vazia e sim cristão vazio. Observando por esse prisma, logo percebemos quão louco ele é, e que também como é agraciado esse conservo de Deus, que teve tamanha revelação do Senhor Jesus no que tange a atual conjuntura cristã; no qual podemos definir de escassez de pão e água, a saber ,sua palavra e Espírito; não é por menos que o post-imagem fala muito mais do que qualquer comentário(vide foto).
    Diante desse quadro, fui levado pelo Senhor Jesus a descrever por meio desta postagem a angustia do seu coração, tal como a situação atual de Deus com respeito a sua palavra. Palavra essa que o próprio Senhor Jesus declara ser o “verdadeiro pão” (Jo 6.55).
    Entretanto, qual tipo de pão tem nos sido oferecido como     alimento no meio da igreja? Eu considero que o pão hoje oferecido é chamado de “pão da conveniência” e que em nada traz a sua verdadeira realidade que é de alimentar a alma do homem, de saturar seu ego, sua posição, condição e sua individualidade; de fazê-lo reconhecer que o pão nada mais é que o próprio Senhor Jesus. Julgue você mesmo? Você tem se sentido alimentado pelo Senhor? Ele tem sido sua satisfação? Sua suficiência? Julgue por favor!? Oxalá que todo filho de Deus tivesse a atitude de se deparar com a palavra de Deus (pão) e examinasse a mesma para aí sim, poder ter clareza (alimentar-se) e receber do Senhor sua sustância.
    O grande problema hoje, e que os cristãos-mor, ou seja, os lideres, cometem um grande equívoco, que é de se acharem o centro da vontade de Deus! Achar que Deus vive em função deles! Pobres coitados! (Ap 3.17-18) desprovidos da revelação de Deus. Por isso o próprio Jesus os adverte que eles comprem colírio para melhorar a visão, deixando claro que os mesmos não estão cegos, pois qual colírio pode devolver a visão? Nenhum. Ele simplesmente a melhora, limpa e desembaça. Louvemos ao Deus do céu que não  tirou a visão completa, mais os adverte os mesmos que comprem colírio para os olhos. Permita-me dizer-vos o que é esse colírio!? A humildade, dependência de Deus, o amor não fingido, a tolerância com os fracos, o suportar tudo e todos, repassar a Glória para o Senhor, aprender de Deus, ser manso e em resumo; se parecer com Jesus.  Ef 4:13 Até que todos cheguem à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.
     Podemos afirmar que a glória do Senhor Jesus estar no seu Espírito Santo e no Pai e a todos o quanto o Senhor o quiser revelar (Mt 11.27). Entrando no mérito da postagem, que é a “casa do pão” logo percebemos que a ênfase do tema não estar na casa, e sim no pão, ou seja, o pão (Jesus) estar sendo substituído pela casa (homem). O paradoxo é que, a casa (cristãos) tem muito mais valor do que o próprio pão, que como já foi falado é o Senhor Jesus. O apóstolo Paulo nos revela através de sua missiva (carta) que a excelência de Deus não é o vaso (homem), e sim o seu Espírito (2Co 4.7) e em outras situações esse vaso pose ser traduzido pelo vocábulo “casa” que nada mais é do que o próprio homem, ou seja, o homem no século presente é uma espécie de “deus” que o permite a falar como se fosse o próprio Deus. Falando em nome de Deus, mais que em nada tem a não ser o vaso, ou casa, ou templo, ou corpo vazio, sem conter o melhor do Senhor; sua excelência. È por isso que falta pão na casa do pão. Permita-me descrever a situação do Senhor Jesus hoje: Ele estar do lado de fora da igreja, batendo na porta, querendo entrar para compartilhar do pão que é Ele próprio (Ap 3.20), ou seja, o Dono da igreja estar do lado de fora. Muitos pregadores pegam esse texto e proclamam o evangelho da Graça, ou seja, para arrependimento de pecado, mais a sua verdadeira finalidade é para os que já foram alcançados por essa Graça Salvadora, e precisam deixar o “pão” entrar na casa do pão” para  que sejam saciados. Dessa forma o Senhor Jesus pode cear conosco e desfrutarmos tanto de seu alimento quanto de sua companhia. Você já se imaginou em uma mesa para se alimentar sem ter a companhia de alguém? È no mínimo, melancólico.
     O problema é que estamos abastardos, ricos, soberbos; mais a nossa real situação é que somos miseráveis, pobres, cegos e nus. Estamos da mesma situação que Elimeleque, que naquela ocasião, saía de Belém de Judá e foi habitar nas terras de Moabe, ou seja, saiu da casa do pão, ou melhor, de Belém que significa na sua etimologia “casa do pão” para habitar e encontrar o fim de sua vida nas terras de Moabe, que espiritualmente representa a fome e busca do homem pela sua subsistência. (Rt 1.1).
    Belém, para quem não sabe, foi à cidade em que o Senhor Deus escolheu para que o Salvador (padeiro) viesse ao mundo.
Ela possui algumas peculiaridades tais como: muito pequena, pobre, sem poder aquisitivo, e em suma: sem valor algum. Porém, saiu de lá, o MAIOR TESOURO que a humanidade já pôde contemplar. Você meu irmão (a), é de fato essa cidade chamada BELÉM, com todas essas características e quem sabe outras piores; mais de ti, já nasceu o REI; Ele não vai mais nascer; Ele já nasceu!!! Aleluia!!! Essa é nossa realidade e que temos que tomar posse dessas coisas. A imagem do post que é uma criança catando migalhas no chão ilustra muito bem a situação atual do povo de Deus. Somos a casa de Deus, onde Ele há de suprir toda a nossa “fome” e “sede” de Cristo. A Ele a Glória, Honra e Louvor pelos séculos dos séculos amém.

                    JESUS É O NOSSO SENHOR E REI!!!!
Irmão Jardel Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário