quarta-feira, 2 de março de 2011

“Porque existe dentro da igreja irmãos problemático”

                      “Porque existe dentro da igreja irmãos problemático”


Graça e paz a todos que estejam lendo esse estudo, que o Espírito Santo de Deus venha abrir vossas mentes para aprendermos o real sentido da palavra de Deus.

Amados irmãos em Cristo qual a causa de se encontrarem dentro da igreja irmãos problemáticos? Quais os tipos de problemas encontrados neles? Que tipo de atitude devemos tomar acerca desses irmãos? Afinal, qual a finalidade de existir esses tipos de irmãos? Faremos uma relação de tais problemas a qual se encontra na vida de irmãos em Cristo dentro da igreja:

- Irmãos invejosos (ele vive com inveja da maneira que vive os outros irmãos, ele tem inveja do irmão que prega bem, do que canta bem, do que faz a obra de Deus com amor, daquele que cativa a todos com sua forma amável de tratar os outros...)

- Irmãos mentiroso (ele vive mentindo, às vezes até pra se promover, fala o que tem e o que não tem...)

- Irmãos egoístas (ele quer ser o melhor, se ele não tiver incluído no trabalho, não vai dá certo, ele quer ser o xodó do pastor, ele tem pregar sempre ao menos quatro vezes por semana, se o pastor viajar, tem que ser ele que tem que assumir o trabalho na ausência do pastor...)

- Irmãos causadores de contenda (ele vive de polemica, critica a forma de vestir do irmão (a), criticam a forma de pregar, critica as opiniões da igreja, vive criando contenda entre irmãos com fofocas...)

Acima, citei alguns dos piores problemas em que a igreja enfrenta nesses últimos dias, afinal porque existem tais problemas dento da igreja, mais qual a causa de existir tais problemas na igreja de Cristo.

Vamos para a bíblia, vemos na palavra de Deus, que Jacó filho de Isaac, se encontra no rol de um dos mais trapaceiros da bíblia, granjeou de forma astuta a primogenitura do seu irmão Esaú, depois enganou o seu pai, no episodio ele teve de fugir por causa da ira do seu irmão, pois o mesmo o acusava de ele ter roubado a sua primogenitura, na ocasião ele foi pra casa do seu tio Labão, que se localizava em Padã-aram, chegando lá ele se apaixonou a primeira vista por Raquel sua prima, ai entra em cena a causa dos irmãos problemáticos, Labão ao saber disso, propôs a Jacó trabalhar sete longos anos, por Raquel, ao final dos sete anos Labão daria Raquel por mulher a Jacó, Jacó concordou, pois o amor era imenso que ele sentia por Raquel, mais Labão enganou a Jacó dando lhe por mulher a filha mais velha Lia, ao perceber Jacó que casara com Lia e não com Raquel, se irou profundamente contra Labão, o que ele lhe propusera trabalhar mais sete anos por Raquel, pois o costume no meio deles era que a filha mais velha casasse primeiro, não existia esse costume, isso era uma forma de Labão esconder que tinha enganado a Jacó, ou seja, Deus colocou Labão na vida de Jacó, não para o mesmo desfalecer ou até mesmo ser um perdido, mais para aperfeiçoar a Jacó, para purificar a Jacó, pois Deus tinha um projeto na vida de Jacó ser pai dos doze patriarcas de Israel, mais pra isso ele precisava ser moldado por deus, e a arma que Deus usou foi o próprio Labão, Aleluia Jesus! problemas vem, mais não para nos destruírem, mais sim para nos aperfeiçoar.

O ouro quando é purificado ele passa por varias etapas:
Uma pedra de ouro sempre é encontrada debaixo da terra, sem brilho, e totalmente envolvida por impurezas.
O ouro para se tornar puro precisa passar por um processo que consiste basicamente na operação do fogo.
O ourives coloca o ouro bruto em uma panela chamada cadinho, e o submete ao fogo intenso que sai do maçarico. Quanto mais fogo, mais o ouro se derrete. A sujeira, a impureza, vai se desprendendo, a pedra bruta se torna uma bola brilhante que gira sem parar na panelinha arredondada e o ourives só retira o fogo quando vê na bola incandescente de ouro, seu rosto refletido.

Devemos suportar esses tipos de irmãos, pois através dele Deus esta nos dando a oportunidade de nos purificarmos como o ouro, temos que suportar como esta escrito em Efésios 4:1, 2
1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.

Esse é o evangelho, essa é a essência do amor de Cristo, amar quem nos ama é muito fácil, mais amar que nos aborrece, é difícil, mais é ai aonde entramos na essência do amor de Cristo, Lucas 6:27,35:
 27- Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam,
 35- Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e empreste nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.

Essa é a nossa postura diante desses irmãos problemáticos, nessa postura encontraremos o vinculo da perfeição, Cl 3:14: E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.

Essa é causa da existência desse tipo de problema dentro da igreja, Aleluia Deus na sua presciência permitiu tais problemas no meio da igreja, para aperfeiçoar a nossa vida e chegarmos à perfeição, II Tm 3:17: para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

Gloria a Deus, pois um dia poderemos chegar à estatura de Cristo, Ef 4:13: até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.

Amados não reprimam esses irmãos problemáticos, mais glorifique a Deus por eles, suporte cada um em amor, pois fazendo isso estaremos chegando à estatura de Cristo conforme (Ef 4:13)

Vamos ratificar que tais problemas não só existe no meio da igreja e também no mundo secular, amados estejamos preparados para nos aperfeiçoar, e essa é a forma, essa é a oportunidade que Deus nos dá de chegarmos à estatura de Cristo, oremos incansavelmente, e tendo plena ciência que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28)

Deus em cristo venha nos abençoar e nos agraciar com sua palavra.



                                          Irmão Rômulo Nogueira            


2 comentários:

  1. Muito interessante, uma grande verdade biblica

    ResponderExcluir
  2. Olá meu querido irmão, que honra fazer parte de seu blog. Seja bem vindo. Obrigado por colocar o bânner. Que Deus o abençoe ricamente!

    ResponderExcluir