terça-feira, 1 de março de 2011

O maior inimgo do homem"A carne"

O maior inimigo do homem “A carne”

Graça e paz a todos que estejam lendo esse estudo, que o Espírito Santo de Deus venha abrir vossas mentes para aprendermos o real sentido da palavra de Deus.

Muitos pensam que o maior inimigo do homem seja o Diabo, ele é sim um inimigo do homem, mais existe um inimigo maior do que o próprio Diabo, que se chama a “Carne”, através desse estudo estaremos entrando na dimensão do oceano da palavra de Deus e passaremos o mais claro possível a veracidade dessa afirmação.

Carne: no original do Grego tem multiplico significados, como:
- indica a natureza humana dissociado do Espírito Santo, indica uma pessoa guiada apenas pelos instintos e apetites do corpo físico. É a carne no sentido puramente físico.

- Indica à inclinação a natureza carnal. É a pessoa que sente prazer na carnalidade e não nas coisas que são do alto ou espiritual. É a carne no sentido das realizações da alma ou do ego.

O fato é que a carne em qualquer dimensão ou denotação que ela ocupa no texto, tanto velho e novo testamento indicam sempre a natureza humana total.
É bom lembrarmos que Deus ao criar o homem, o fez uma tricotomia, ou seja, criou o homem em três partes distintas, o Corpo a Alma e o espírito. (1 ts 5:23), o único caminho a qual Satanás pode usar contra o homem é a carne, ou seja, conforme afirmação de Paulo:
  
 Efésios 6:10-18
 10 Finalmente fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra            as ciladas do Diabo;
12, pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,
16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.

- Nota-se no versículo 10 a advertência de buscar força no Senhor, ou seja, ter total dependência do Senhor, isso é uma ordem imperativa do apostolo, pra todo crente se fortalecer na força e no poder do Senhor, a fonte é o Senhor.

- Versículo 11 existe aqui uma figura de uma guerra, ou seja, quando o soldado vai para a guerra ele se equipa, com armaduras, tais como, lança, escudo, espada, capacete, armadura, para proceder firmes contra as investidas do adversário, ou seja, se ele tiver bem equipado as investida não vão o ferir, aqui entraremos em nosso estudo, só se vesti armadura quem tem um corpo, e todo corpo é constituído de carne, isso na esfera terrena, satanás não pode nos afetar se primeiro não ferir a carne, a carne é a ligação de satanás para destruir a nossa intimidade com Deus, na carne esta todas as armas que satanás tem para destruir qualquer crente chamado por Deus, a seguir abaixo veremos algumas armas que a carne possui contra o crente remido:
Gálatas 5:19-21

19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Ilustraremos abaixo as armas da carne do homem e também as defesas do Espírito de
Deus, lançando no espírito do homem, as armas da carne não são colocadas dia a dia por satanás, elas já estão na carne de todo homem.


Carne do Homem                                                       Fruto do Espirito
- Prostituição                                                                        - Amor               
- impureza                                                                            - Gozo
- lascívia                                                                               - Paz
- idolatria                                                                              - Longanimidade
- feitiçaria                                                                              - Benignidade
- inimizades                                                                           - Bondade
- contendas                                                                           - Fidelidade
- ciúmes                                                                                - Mansidão
- iras                                                                                     - Dominio proprio
- facções
- dissensões      
- partidos         
- invejas           
- bebedices      
- orgias             

Por isso todo crente deve ter a sua própria carne como seu maior inimigo, muitos crentes oram a Deus pra pedir poder para lutar contra as hostes do diabo, e se esquecem do principal inimigo a sua própria carne, daí a decadência de muitos crentes, alguns já estão até mortos outros estão frios.
Mateus 26:41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Advertência de Cristo acerca do inimigo”Carne”o espírito do homem já esta pronto pois foi renascido em Cristo, mais a carne de nada serve, portanto amados irmãos, estejamos alerta acerca desse mistério, que a paz de Cristo abunde em nossas vidas.



Rômulo Nogueira Da Silva – irmão em cristo e redimido pelo Senhor Jesus, para anunciar e propagar a sua palavra, que é fiel e digna de toda aceitação.

Um comentário:

  1. Hebreus 2:14-15

    Como ainda brigamos com o diabo se Jesus venceu ele lá na cruz por nós?

    ResponderExcluir