terça-feira, 1 de março de 2011

Porque Elias e Eliseu teve que passar por, Gilgal, Betel, jerico, e o rio Jordão?

II Reis 2:1-6 

1 Quando o Senhor estava para tomar Elias ao céu num redemoinho, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.
2 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Betel. Eliseu, porém disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim desceram a Betel.
3 Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Sim, eu o sei; calai-vos.
4 E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Jericó. Ele, porém, disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim vieram a Jericó.
5 Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Sim, eu o sei; calai-vos.
6 E Elias lhe disse: Fica-te aqui, porque o senhor me envia ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.

Na passagem citada encontramos deline­ados quatro estágios de uma jornada singular que partia de Gilgal, rumava para Betel. Jericó e, enfim, cruzava o rio Jordão.
Na época em que Elias iria ser elevado ao céu, e Eliseu estava para receber uma porção dobrada do Espírito Santo, esses dois homens de Deus viajavam por um caminho que ligava os quatro locais acima citados.

Gilgal

Tratando com a Carne

A fim de interpretar corretamente o signi­ficado de Gilgal, devemos, primeiramente, compreender o princípio da primeira menção contido nas Escrituras Sagradas.
A partir de Josué 5.9, descobrimos que Gil­gal é um lugar que significa "removido". Ao ler os versículos 2 a 9, compreendemos que a gera­ção dos filhos de Israel que inicialmente saíram do Egito foi toda circuncidada, ao passo que a geração de israelitas que nasceram depois, no deserto, não o foi.
Naquela época, esta geração estava entrando em Canaã e, logo, herdaria sua herança. Por­tanto, a velha carne deveria ser "removida"; o opróbrio do Egito precisava ser lançado fora ou removido para que os filhos de Israel pudessem ter a chance de desfrutar uma nova. vida, por­quanto o significado da circuncisão, conforme nos é revelado no Novo Testamento, indica "despojamento do corpo da carne" (Cl 2.11).
Quem verdadeiramente reconhece o que é a carne? Quem entende o que quer dizer tratar com a carne? Quem compreende o que quer dizer o julgamento da carne? Muitas pessoas supõem que a
vitória sobre o pecado é a mar­ca da perfeição, mas não sabem que é a carne quem peca!
No tempo de Josué, Gilgal era exatamente o lugar onde a carne foi despojada e julgada. Para o crente hodierno, Gilgal simboliza o lu­gar onde a carne deve ser julgada por meio do entendimento que Deus nos concede. Deus declara que a carne deve ser lançada fora. As­sim, concordemos com Ele. Deus afirma que a carne precisa ser circuncidada. Portanto, se­jamos circuncidados no coração.

Betel

Lidando com o Mundo

De Gilgal, agora temos de avançar em nossa jornada até Betel. O que significa o nome Betel? Novamente, descubramos onde, na Bíblia, Betel é mencionado pela primeira vez e, assim, poderemos decifrar o que significa para nós hoje em dia.
Leia, por favor, Gênesis 12.8. Betel era o lu­gar onde Abraão edificou um altar. Um altar tem o propósito de estabelecer comunicação com Deus quando a pessoa oferece sacrifícios e entrega-se a Ele por inteiro.

Gênesis 12.9-14 relata a descida de Abraão ao Egito. Ali, ele não edificou qualquer altar. Sua comunicação com Deus foi interrompida, e o seu coração de consagração, posto de lado — o que.assinala a diferença entre Betel e Egito. Logo, Betel significa tudo o que é contrário ao que o Egito representa.

Gênesis 13.3 e 4 registra algo muito signifi­cativo: "Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; até ao lugar do altar, que outrora tinha leito; e aí Abraão invocou o nome do Senhor".
Abraão havia perdido a comunhão com Deus enquanto estava no Egito. Contudo, quan­do voltou ao lugar original ou seja, Betel, ele invocou, mais uma vez, o nome do Senhor. Apenas na Betel espiritual as pessoas terão comunhão com Deus e se entregarão a Ele.
Por conseguinte, ao passo que Gilgal fala a respeito de vencermos a carne, Betel fala so­bre vencermos o mundo, pois, nas Escrituras Sagradas, o Egito representa o mundo.
Vencer o mundo é uma condição para o ar­rebatamento e para receber o poder do Espíri­to Santo. Nossa vida deve chegar ao ponto de o mundo ser incapaz de afetar nosso coração.

Quanto, na verdade, estamos separados do mundo? Será que expressamos, por nossa vida, que nos separamos do mundo? Será que as nossas atitudes e palavras demonstram que não pertencemos mais a este mundo?
E quanto às nossas intenções? Será que ali­mentamos algum desejo secreto pelas coisas do mundo? Será que, de forma sub-reptícia, buscamos o louvor dos homens?

Será que nos permitimos sofrer muito inte­riormente por causa da calúnia dos homens?
Quando sofremos alguma perda material, sen­timos esta perda com intensidade? Existe algu­ma diferença entre o que sentimos pelo mundo e o que as pessoas do mundo sentem?

Se nosso coração não vencer completa­mente o mundo, e, se as pessoas, coisas ou os acontecimentos deste mundo ainda ocuparem lugar dentro de nós, não seremos capazes de atingir nosso objetivo.

Logo, sejamos vigilantes e fiéis. Se não for­mos cautelosos, voltaremos ao Egito, onde não existem consagração ou comunhão com Deus. Permanecer no Egito, ainda que temporariamen­te, significa pecar durante certo tempo. Deve ser muito patético e digno de dó alguém "fixar resi­dência" permanente ali. Embora a pessoa possa até evitar a tentação, não existe altar no Egito.

Jericó

Tratando com Satanás

A referência mais clara concernente ao sig­nificado de Jericó encontra-se no livro de Jo­sué. Nele, podemos observar a conquista de toda a cidade de Jericó.
"Naquele tempo, Josué fez o povo jurar e dizer: Maldito diante do SENHOR seja o ho­mem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó" (6.26).
Portanto, Jericó significa ser amaldiçoado.
Esse trecho da história bíblica narra a for­ma como os filhos de Israel venceram seus inimigos pela primeira vez em Canaã. Espi­ritualmente falando, os diversos povos de Canaã representam os espíritos malignos que pertencem ao diabo e podem ser comparados às hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais, mencionadas em Efésios 6.12. Trata-se dos inimigos contra os quais os crentes lutam hoje em dia.
Cremos que alcançaremos o resultado pro­metido se praticarmos a Palavra. Deus o falou, e isso basta. As pessoas que vivem em Jericó, nos dias atuais, dizem possuir a cidade, mas nós dizemos crer na Palavra de Deus. Elas di­zem que as muralhas chegam ao céu, mas nós dizemos que nosso Deus está nos céus. Elas dizem que o território incluso na cidade lhes pertence, mas nós dizemos que Deus prome­teu dar-nos todo lugar onde pisar a planta do nosso pé (veja Js 1.3).
A verdadeira guerra espiritual é travada entre nós e Satanás (com seus espíritos demoníacos). Essa guerra reúne todos os crentes maduros, pois os filhos de Deus, na. Terra, são frequen­temente atacados pelos espíritos do mal.
Esses ataques ocorrem, às vezes, no próprio lugar onde vivem, no corpo, nos pensamentos, nas emoções e no espírito. Sobretudo, no final dos tempos, as forças malignas redobrarão seus esforços para impedir que os crentes sirvam ao Senhor, fazendo-os estar angustiados e aflitos com muitas coisas.
Com bastante freqüência, os crentes não tem consciência de estarem sendo atacados pelos espíritos malignos e não compreendem por que tudo parece estar contra eles, o que produz uma terrível confusão e muito problema. É muito comum que eles achem naturais as coisas que acontecem e não percebam que estão sendo oprimidos por forças sobrenaturais.
A fim de vencer os ataques dos espíritos imundos, devemos agir de duas formas:
(1) ignorar as circunstâncias e os sentimentos, acreditando na promessa contida na Palavra de Deus e fazendo o inimigo baterem retirada;
(2) permanecer [pela fé] nos lugares celestiais que Cristo nos proporcionou, mantendo, as­sim, Satanás e seus espíritos malignos em po­sição inferior.
Sem a Palavra de Deus e sem assumir a posição que Deus nos concedeu pela fé não conseguimos ter vitória sobre o inimigo.
[Sujeitai-vos pois a Deus...]

O Rio Jordão

Tratando com a Morte

O rio Jordão assinala o poder da morte, e, por conseguinte, cruzar o rio Jordão significa vencer a morte. Isso é o arrebatamento.
Essa faceta da jornada tem uma relação es­pecial com o Senhor Jesus, já que o próprio Senhor foi batizado no rio Jordão. O fato de Ele ter descido às águas batismais indica a morte.
O fato de Ele ter subido das águas denota a ressurreição. Ele vence a morte por meio do poder da ressurreição.
O maior poder de Satanás, conforme sa­bemos, é a própria morte (veja 1 Co 15.26). É como se o Senhor desafiasse Seu inimigo ao di­zer: "Faça o que puder Comigo" (cf. Hb 2.14). E, de fato, Satanás faz o melhor que pode. No entanto, Deus tem o poder da ressurreição.

Satanás almeja matar completamente o Se­nhor, embora Ele tenha a vida que não pode ser tocada ou apoderada pela morte. O Senhor, conforme dizem as Escrituras, sofreu numa terra seca! Com exceção da ressurreição do Se­nhor, não há poder que possa vencer a morte. A vida que recebemos, ao tempo da regenera­ção, é essa vida da ressurreição. E o poder da vida ressurreta afugentará toda morte.

Cruzar o mar Vermelho e atravessar o rio Jor­dão têm significados muito diferentes. Cruzar o mar Vermelho foi um acontecimento forçado pe­las circunstâncias. Os filhos de Israel foram per­seguidos pelos inimigos egípcios e teriam sido mortos se não o tivessem cruzado. Atravessar o rio Jordão, todavia, foi uma ação voluntária.

Nos dias de hoje, algumas pessoas recusam-se a cruzar o rio Jordão e não buscam o poder da Sua ressurreição. Porém, Paulo estimava muitíssimo este poder e, por isso, buscava-o com diligência (Fp 3.10-12).
Todos os filhos de Deus foram ressusci­tados com o Senhor. Entretanto, muitos não conhecem o poder da ressurreição do Senhor na prática. Portanto, eles não experimentam a vitória sobre a morte.

O Espírito Santo só pode descer sobre aqueles que estão repletos da vida da ressur­reição. Não imagine que, tão logo sejamos regenerados, seremos arrebatados. Deus não pode levar alguém que não está preparado. Por isso, antes que possamos ter um arrebatamento como Elias, devemos passar pelas experiências de Gilgal, Betel, Jericó e rio Jordão.
Deus nos diz que seremos arrebatados. Então, façamos o que devemos fazer começan­do de Gilgal e terminando pela outra margem do Jordão.
Descobriremos que Deus estará ali esperando por nós!

                                              Irmão Watchman Nee



28 comentários:

  1. Muito bom! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

    ResponderExcluir
  2. Shalom, muito interessante o estudo do amado irmão.
    Sou Professor de hebraico biblico e cultura judaica e achei muito boa a exploração das palavras.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Mas ainda resta uma dúvida! Por qual motivo Elizeu teve que atravessar o Jordão novamente, simplesmente, para confirmar se ele havia recebido a porção dobrada por ter visto Elias ser arrebatado e quis fazer um teste com o seu manto repetindo a sua ação de bater com o manto nas águas? ou essa atitude tem a ver com o costume da época de firmar uma aliança caminhando no meio das partes semelhante como fez Deus com Abraão quando pediu para ele dividir animais ao meio e ele como fogo passou entre as partes?

    ResponderExcluir
  4. Preciso muito aprofundar meus conhecimentos bíblicos.

    ResponderExcluir
  5. Preciso muito aprofundar meus conhecimentos bíblicos.

    ResponderExcluir
  6. Preciso muito aprofundar meus conhecimentos bíblicos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito deste estudo, está sendo de muita
    importância.

    ResponderExcluir
  8. não consegui ler a letra ta muito pequena.

    ResponderExcluir
  9. Paz do senhor a.todos estudantes da bíblia sagrada.gostei mas qual a profundidade da passagem deles .por todas as escolas de profetas?

    ResponderExcluir
  10. apaz a todos , contínuo com dúvidas em relação da passagem por Jericó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHalom meu amado irmão em Cristo Jesus,bom na minha humilde interpretação baseada no entendimento que o Espírito Santo me revelou Jericó representa vencer as muralhas,barreiras da vida as adversidades as nossas batatas pessoais pra que assim possamos herdar aquilo que Deus tem pra nois como foi com Josué com Elias que foi arrebatado e Eliseu que recebeu porção dobrada da unção de seu mestre ou discipulador !!!! Fique na paz Deus lhe abençoe!!!

      Excluir
  11. Muito bom agente ter conhecimento da palavra de Deus pra não ficar se alimentando de porcaria tipo o povo só que saber de prosperidade e deixa a sua comunhão na integra com Deus até parece que vai ficar pra sempre leiam a palavra estudem pessam a o Espírito santo descirnimento

    ResponderExcluir
  12. Nossa que conteúdo edificante aprendi muito sou uma pessoa que estuda as escrituras estou aprendendo muito mesmo ,hj estou percebendo o quanto muitos estão no raso com a palavra pensam que e só ler ...a bíblia tem referências no rodapé e através disso podemos nos aprofundar nas escrituras ,cada palavra cada lugar ,quer dizer alguma coisa pra nós, às vezes as pessoas não sabem o que acontece quando se aprofunda na palavra ,peço discernimento a Deus pra entender as escrituras e quando não entendo busco na internet, leio e se eu ver que está de acordo com a palavra adoto pra minha vida ... obrigada por compartilhar o conteúdo.

    ResponderExcluir
  13. Uma correção apenas : Onde está escrito porção dobrada do Espírito Santo deve substituir por porção dobrada do Espírito que estava em Elias .
    O Espírito Santo é porção única, incapaz de ser dobrada.
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  14. A porção dobrada não é do Espírito de Deus.
    Por quê o espírito que diz na passagem de segunda a Reis 2.9 o espírito ali é com e minúsculo e não com e maiúsculo.
    O que Eliseu estava pedindo para Elias era a caráter.
    Eu não posso começar o ministério se eu primeiramente não tiver caráter.

    ResponderExcluir
  15. Glória Deus que trabalho gratificante, estou maravilhada com essa obra! Deus abençoe!que o Espírito Santo de Deus continue enchendo o coração do valoroso irmão na fé

    ResponderExcluir
  16. Estava pesquisando e me deparei com esse estudo e gostei muito, obrigado pela explicação

    ResponderExcluir
  17. Deus continue te abençoando
    Servo de Deus.

    ResponderExcluir
  18. Muito edificante o estudo que Deus abençoe o irmão.

    ResponderExcluir
  19. Graças e paz muito maravilhoso este estudo glória a Deus pela sua vida Deus continue abençoe sua vida e lhe conceda más e más sabedoria para abençoa a nossa vida parabéns 🙏

    ResponderExcluir